quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tecnologia aliada ao estudo


Professores de Ensino Médio e Nível Superior criam maneiras de utilizar celulares, câmeras e blogs comoestímulo para os estudantes se interessarem pelas aulas



Daniela Calcia



Enquanto a Câmara dos Vereadores aprova lei que proíbe o uso de celular, MP3 e jogos eletrônicos em sala de aula, alguns educadores se unem à tecnologia. Há desde trabalhos acadêmicos produzidos em blogs (páginas pessoais na Internet) até uso de câmeras e celulares para produzir vídeos em aula de Português.



“As novas tecnologias estão aí, não podemos nos colocar à parte desse processo”, acredita a professora Bia Oliveira, do Colégo Anglo-Americano. Ela pede que seus alunos do Ensino Médio façam vídeos curtos sobre figuras de linguagem e documentários sobre personalidades brasileiras.



O uso de blog como uma espécie de apostila virtual foi idéia de Paulo Cezar Guimarães, professor de Jornalismo nas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Fã de novas tecnologias, ele usa o blog para tornar o aprendizado menos formal. “Começamos ano passado com um sobre o livro ‘On The Road’, de Jack Kerouak. Depois fizemos trabalhos sobre Gabriel García Marquez e Oscar Niemeyer”, conta.



Pelo trabalho de Paulo, o blog deixa de ser mero diário e se transforma numa ferramento de aprendizado. “Não há censura, só corrijo e faço observações. A monografia, que normalmente é um monte de folhas que ninguém lê, agora é acompanhada por qualquer internauta”, comemora ele, que não teme plágio. “Se o aluno copiar, a gente pega pelo Google, mas ser copiado é um risco”, explica.




MAPA DOS BLOGS



Professor PC: http://www.blogdoprofessorpc.blogspot.com/









De Gutemberg à Blogosfera: http://www.blogpcalunos.blogspot.com/





Nenhum comentário: